Associação Brasileira de Estudos do Quaternário

Sensoriamento Remoto

O Sensoriamento Remoto pode ser compreendido como o conjunto de tecnologias envolvidas na obtenção, à distância, de informações de natureza espacial.

Entre seus principais produtos destacam-se as fotografias aéreas e as imagens de satélite. Dada a grande capacidade de análise possibilitada pela ampla gama de regiões do espectro eletromagnético amostradas, pela sinoticidade dos dados e pela possibilidade de geração de séries temporais, essa técnica vem sendo regularmente utilizada pela comunidade quaternarista, sobretudo a partir de meados da década de 1980.

As principais aplicações de interesse às Ciências do Quaternário relacionam-se ao reconhecimento de padrões de uso do solo, cobertura vegetal, formações superficiais, estruturas geológicas e transporte sedimentar costeiro. Diversas plataformas orbitais já foram desenvolvidas visando o incremento das resoluções espacial (menor unidade amostrada), temporal (freqüência de aquisição), espectral e radiométrica (relacionadas à largura e quantidade de bandas, respectivamente).

Embora os satélites das famílias LANDSAT e SPOT sejam os mais conhecidos, o recente desenvolvimento de sensores com novas características operacionais promete dinamizar o emprego destes recursos.