Associação Brasileira de Estudos do Quaternário

Ecologia

A Ecologia insere-se de modo especial nos estudos do Quaternário. Com os níveis cada vez mais acentuados de degradação ambiental, esta disciplina tem tomado uma feição ambiental, direcionada especialmente aos problemas da poluição, efeito estufa, desertificação, destruição de habitats, destruição das florestas e da cobertura da vegetação primária da Terra e outros tópicos importantes para a manutenção da vida no planeta.

Nos estudos do Quaternário do Brasil este perfil ambientalista da Ecologia tem sido a meta de pesquisas por várias instituições, contribuindo assim com o nosso conhecimento de como poderemos preservar o ambiental natural e sanar os problemas, que poderão desencadear processos incompatíveis com o almejado aumento de qualidade de vida da população brasileira.

Por outro lado a Ecologia, como uma ciência biológica tem por objetivos o entendimento de como a vida é mantida na Terra, o processo pelo qual a energia solar é transferida entre os diferentes níveis tróficos. Dessa forma o conhecimento da influência dos fatores abióticos tornam-se fundamentais. De grande importância para os botânicos ecólogos é o entendimento dos processos de sucessão observados em comunidades animais e vegetais, as relações entre espécies, comunidades e sua ligação biótica, do comportamento animal, das causas da diversidade e dos padrões biogeográficos, entre tantos outros tópicos não menos importantes.