Apresentação
Mais do que uma divisão formal do tempo geológico, o Quaternário constitui um campo científico de atuação integrada de profissionais das diversas ciências naturais e humanas interessadas nas transformações sofridas pelo planeta ao longo de cerca dos últimos dois milhões de anos e em suas projeções para um futuro geológico próximo. O escopo destes estudos corresponde a fundamentar modelos sobre a dinâmica ambiental, tendo o Homem como um agente plenamente constituído. O Quaternário compreende um período do tempo geológico que envolve ciência com ação de pesquisa integrada, multidisciplinar, interdisciplinar e trans-disciplinar bem como profissionais das ciências naturais e humanas, interessados nas transformações sofridas pelo planeta, desde mais de dois milhões de anos, bem como as projeções futuras.
A ABEQUA (Associação Brasileira de Estudos do Quaternário), fundada em 1984, prevê principalmente através de seus congressos bianuais a apresentação de resultados, interpretações e discussões sobre o estado da arte do Quaternário, das mudanças, e eventos relacionados com o ambiente geológico, neotectônica e clima, em estudos envolvendo os ambientes marinhos e continentais durante o período. As diferentes resoluções temporais dos estudos do Quaternário também permitem observar a influencia da espécie humana no planeta, e a relação entre o homem e o seu meio ambiente, submetidos a diferentes tipos de forçantes geológicas e climáticas.
Este volume reúne os trabalhos apresentados no XIII Congresso da Abequa envolvendo as diversas temáticas ligadas ao Quaternário, e nesta Edição de seus congressos bianuais incorpora pesquisadores sul americanos, bem como de diversos países, no entendimento dos registros climáticos que transcendem as fronteiras geográficas e podem apresentar caráter hemisférico e global.