Engenharia Costeira
Engenharia Costeira é a especialidade que se ocupa da aplicação das ciências físicas e matemáticas ao estudo e à solução de problemas relacionados à interação entre o mar, a costa e a atmosfera, visando a ocupação racional da região litorânea e o melhor aproveitamento dos recursos aí existentes para o benefício do homem.
Tal especialidade tem sido cada vez mais solicitada pela sociedade brasileira, na medida em que esta descobre que o desenvolvimento de áreas costeiras, seguido de uma rápida urbanização dessas regiões, exige soluções técnicas apropriadas.
Ao longo de cerca de 8.000 km de costa, desde a latitude de 5° N no estado do Amapá até a de 33° S no estado do Rio Grande do Sul, a utilização da zona costeira é cada vez mais intensa. Alguns exemplos mais típicos podem ser citados, tais como: a construção de novos portos, terminais marítimos, marinas; a execução de obras de proteção e correção da costa; o lançamento de efluentes em corpos d’água costeiros ou no mar.
Mais recentemente, a exploração dos recursos minerais e biológicos marinhos na costa e na plataforma continental, além do uso de áreas para fins turísticos ou de lazer, têm causado o aparecimento de conflitos e gerado a necessidade de ações de gerenciamento costeiro integrados com aqueles adotados para as áreas continentais interiores. Decorre daí a demanda crescente por engenheiros capazes de projetar obras marítimas, compreender todos os fenômenos de interação do mar com a costa e as conseqüências da intervenção do homem nesse ambiente.