Associação Brasileira de Estudos do Quaternário

Oceanografia

É o estudo científico dos oceanos através das ciências tradicionais (Geologia, Física, Química e Biologia) ou campos relacionados (engenharia, meteorologia, matemática, estatística ou ciências computacionais) para entender o comportamento dos oceanos e os processos ocorrentes neste ambiente. Costuma-se subdividir a oceanografia em quatro campos: Geológica, Física, Química e Biológica os quais por sua vez englobam várias subdivisões. A natureza interdisciplinar da oceanografia combina estes campos em geoquímica, bioquímica, geofísica e biofísica marinhas. Recentemente novos campos tem se desenvolvido em gerenciamento, política, direito marítimo, levantamentos ambientais e dos recursos existentes no meio marinho.

OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA
Estuda as feições topográficas, rochas, e as características do assoalho oceânico. Este campo também concentra-se no estudo dos registros fossíliferos os quais revelam mudanças históricas do clima e do ambiente oceânico causado pelo deslocamento do continentes e oceanos sobre a superfície do globo. Aspectos de natureza mais prática são inerentes as subdivisões da geologia marinha associados a ambientes transicionais (estuários, deltas, lagoas costeiras,planícies de maré) e da plataforma continental.

OCEANOGRAFIA FÍSICA
Abrange o estudo das propriedades físicas dos oceanos; temperatura, densidade, ação das ondas e ventos, marés e padrões de circulação com o objetivo de conhecer como este complexo sistema de movimentos oceânicos funciona. Transmissão da luz e do som através do meio líquido e as interrelações entre o oceano e a atmosfera também se incluem neste campo.

OCEANOGRAFIA QUIMICA
Estuda a composição da água do mar, a relação entre os componentes orgânicos e inorgânicos encontrados no mar, a presença de nutrientes dissolvidos e as fontes de materia orgânica. A finalidade primordial é entender o grau de mudanças ambientais impostas pela natureza e pelos processos antrópicos.

OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA
Inclui o estudo da fauna e da flora marinhas, seu comportamento, ecologia e reações a poluição. Também engloba a pesquisa e monitoramento dos recursos marinhos e sua dinâmica para conservação e gerenciamento bem como a pesquisa e planejamento de sistemas de aquacultura.

IMPORTÂNCIA
A oceanografia oferece a oportunidade para aplicação de novas descobertas para elucidar problemas ambientais e humanos importantes relacionados a exploração, exploração e conservação de recursos marinhos. Através do uso de alta tecnologia no entendimento da interação oceano-atmosfera a oceanografia melhora a qualidade de vida e fornece os fundamentos para a preservação da mesma.