Associação Brasileira de Estudos do Quaternário

Ciências do Solo

O solo, corpo natural localizado na interface entre o mundo mineral, o mundo biológico e a atmosfera, é o objeto de estudo da Ciência do Solo. A pesquisa das diversas características específicas do solo, como cor, textura e estrutura, requer o uso de técnicas elaboradas de observação e registro. A partir desses dados, os cientistas do solo propõem classificações para identificar as diferentes formas de associação desses atributos, como horizontes e perfis.

O solo é fonte de alimentos, materiais e energia, influencia o comportamento da água e dá suporte às construções humanas, fatos que acentuam a importância da disciplina para a sociedade e a responsabilidade social dos cientistas que a praticam.

No Brasil as pesquisas apontam preocupação especial com questões agronômicas e interesse pelo uso de novas técnicas. A aplicação da análise estrutural da cobertura pedológica é contribuição importante para o entendimento da fragilidade e vulnerabilidade dos solos e o desenvolvimento de técnicas de conservação.