Associação Brasileira de Estudos do Quaternário

Excursão Pipa – Lagoa de Guaraíras e Falésias de Pipa (Tibau do Sul/RN)

Rodrigo de Freitas

Resumo da Biografia: Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma instituição, doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, com atuação na área de Geomorfologia do costeira e do Quaternário. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Estrutura e Evolução de Paisagens do Quaternário.

Apresentação
A região costeira da Lagoa de Guaraíras e Distrito de Pipa, município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, possui uma paisagem predominantemente quaternária, com destaque para campos de dunas fixas, móveis, blowouts, beach rocks, paleofalésias e falésias ativas, consideradas entre as 10 mais belas do mundo. O Chapadão é o mais extenso afloramento da Formação Barreiras, no Nordeste oriental do Brasil, composto por arenitos argilosos, ferruginosos e conglomerados, que, devido ao alto grau de laterização, forma um promontório na linha de costa.

No mirante da Lagoa de Guaraíras, é possível observar a lagoa com depósitos fluviais expostos na maré baixa, ecossistemas de mangue, o campo de dunas móveis de Malembá, dunas fixas cobertas com Mata Atlântica, além da linha de falésias que limita a porção sul da lagoa com orientação NE-SW. A geologia da área é formada por depósitos terrígenos miocênicos-pliocênicos da Formação Barreiras, com recobrimentos quaternários: depósitos aluviais, beach rocks holocênicos e eólicos pleistocênicos. As falésias e a drenagem na linha de costa são controladas por falhas normais, com formação de horsts e grabens, evidenciando a atividade neotectônica.

Objetivo
Visitar diferentes unidades geológicas e geomorfológicas de idades Quaternárias, discutindo os processos genéticos de ordem tectônica, climática e eustática. As discussões abordarão os processos de erosão costeira, retração de escarpas, aproveitamento turístico da geodiversidade, gestão de riscos e do território em áreas de paisagens quaternárias.

Locais de Análise

  1. Mirante da Lagoa de Guaraíras
  2. Rochas praiais (Beach rock) da Lagoa de Guaraíras
  3. Falésias de Cacimbinha e campo de dunas
  4. Chapadão

Localização dos Locais de Visitação no Município de Tibau do Sul
Os pontos 01 e 02 estão localizados na área urbana de Tibau do Sul. O ponto 03 está ao sul dos dois primeiros, na margem esquerda da RN-063, e o quarto ponto de visita fica na porção sudeste do Distrito de Pipa.

Fotografia Panorâmica
Destaque para a Falésia de Cacimbinhas e o campo de dunas.

Destaque para a Falésia de Cacimbinhas e o campo de dunas.
Destaque para a Falésia de Cacimbinhas e o campo de dunas.
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress