Normas para Publicação



Normas de Submissão e Avaliação dos Trabalhos:

O prazo para submissão de trabalhos foi encerrado em 31/05/2011 e os resumos expandidos foram avaliados pela comissão científica do Evento.

Normas para inscrição e avaliação de Trabalhos:

Da inscrição

01) Foram aceitas as inscrições de trabalhos científicos relacionados com pesquisas, experiências profissionais e/ou acadêmicas na modalidade de resumo expandido. Estes estão em consonância com um dos temas do 13º Abequa 2011.

02) A inscrição para apresentação de trabalhos no 13º Abequa foi feita através do preenchimento do formulário eletrônico disponível para os usuários cadastrados no evento.

03) As contribuições foram aceitas até 31 de maio de 2011 e foram avaliados pelo Comitê Técnico-Científico do evento.

04) Somente foram aceitos resumos de trabalhos com resultados relevantes e inéditos aos temas do Congresso. Foram aceitos resumos originais sobre todos os aspectos do Quaternário. O Quaternário como tema aglutinador do evento foi o norteador dos diversos temas. As inscrições foram julgadas na originalidade dos seus dados, interpretações e idéias, e sobre o grau em que eles podem ser generalizados para além do sistema analisado.

05) É responsabilidade da comissão científica do 13º Abequa decidir sobre a aceitação ou não dos trabalhos submetidos com base em informações fornecidas pelos autores.

06) Todos os documentos apresentados devem ser contribuições originais. Sob certas circunstâncias, a utilização dos mesmos dados em duas ou mais publicações é apropriada e benéfica. Isto pode ser particularmente verdadeiro quando uma nova informação permite reinterpretação dos dados publicados anteriormente. Em muitos casos, no entanto, duplicar a publicação é um desperdício.

07) Se os dados foram incluídos em algum manuscrito, publicado ou não, a legenda de cada tabela ou ilustração de dados deve citar o (s) manuscrito(s).

08) Um manuscrito ou tese destacado em uma homepage pessoal ou institucional ou site FTP será geralmente considerado como uma pré-impressão, o que não será motivo para considerar o resumo XIII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA III Encontro do Quaternário Sul-Americano como publicado. Da mesma forma, para arquivos públicos do tipo Banco de Teses Capes não publicadas não serão considerados motivos para declarar um resumo publicado. Se um resumo está disponível como parte de uma publicação digital, como um blog, ou série técnica ou alguma outra entidade a que uma biblioteca pode acessar (especialmente se essa publicação tem um ISSN ou ISBN), vamos considerar que o resumo foi publicado e, portanto, não é elegível para ser considerado no evento.

Normas para apresentação dos trabalhos:

Resumo Expandido – Apresentação Oral ou Pôster

1. Os limites de páginas são de no mínimo 03, e no máximo 05 páginas, incluindo as referências bibliográficas e figuras.

2. O envio do resumo expandido se deu por formulário eletrônico de trabalhos em formato convertido - PDF.

3. A apresentação dos trabalhos aprovados nas sessões técnicas em forma oral teve a duração de 20 minutos, incluindo possíveis perguntas dos participantes do 13º Abequa.

Da avaliação

1. Os trabalhos foram analisados pela comissão científica do evento , de acordo com os seguintes critérios básicos:

a. Coerência e coesão textuais

b. Relevância para a temática

c. Apresentação de objetivos e resultados (se houver na data de submissão ou indicação dos resultados que serão apresentados durante o evento)

d. Conclusões parciais ou finais ou resultados esperados


2. As decisões quanto a aceitação ou não dos resumos pela Comissão científica do evento sãosoberanas e irrecorríveis.